26°

Tempo nublado

Cajazeiras, PB

Política ELEIÇÕES 2026!

Tarcísio fica 1 ponto à frente de Lula em segundo turno, diz Datafolha

Em abril, segundo o levantamento, o petista vencia com 48% dos votos contra 39%

14/06/2025 às 20h33 Atualizada em 14/06/2025 às 20h40
Por: Redação Fonte: Oantagonista
Compartilhe:
Tarcísio fica 1 ponto à frente de Lula em segundo turno, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 14, mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece pela primeira vez numericamente à frente do presidente Lula (PT) em um cenário de segundo turno para a eleição presidencial de 2026.  

Em abril, segundo o levantamento, o petista vencia com 48% dos votos contra 39%, mas agora os dois estão tecnicamente empatados, com Tarcísio numericamente à frente por 43% a 42%.

A diferença está dentro da margem de erro, mas marca um avanço do governador, enquanto Lula vê encolher sua vantagem sobre a direita.

No primeiro turno, Lula mantém a liderança, variando de 36% a 38% conforme os cenários simulados. A aprovação ao petista, porém, caiu para 28%. O presidente aparece isolado à esquerda, o que contribui para sua performance inicial, já que seus adversários estão fragmentados.

Simulação com Michele, Flávio e Eduardo

Em simulações contra outros nomes ligados ao bolsonarismo, Lula ainda vence, mas por margens menores do que antes.  

Contra Michelle Bolsonaro, o petista tem 46%, ante 42% da ex-primeira-dama —uma queda de quatro pontos na vantagem registrada em abril. Contra Flávio e Eduardo Bolsonaro, Lula vence por 47% a 38% e 46% a 38%, respectivamente.

A única simulação sem Lula, com Fernando Haddad (PT) como candidato, mostra o ministro da Fazenda derrotado por Bolsonaro por 45% a 40%, revertendo o placar anterior, que dava vitória ao petista.

Os números indicam que, embora Lula ainda lidere no primeiro turno, há um desgaste que o aproxima da derrota em um segundo.  

O Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 136 cidades entre os dias 11 e 12 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Percepção da corrupção

Em maio, uma pesquisa da Latam Pulse registrou o crescimento da reprovação do governo Lula.

A queda na avaliação da gestão ocorreu em meio à revelação do escândalo nacional sobre de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o levantamento, houve um salto de 47% para 60% no índice de percepção de corrupção, sendo considerado o maior problema do Brasil na avaliação dos entrevistados.

O nível de desconfiança é tão grande entre os brasileiros que, para 57% dos entrevistados, é muito provável que o Brasil “enfrente novas revelações sobre grandes fraudes ou esquemas de corrupção”. Apenas 10% acreditam ser “nada provável”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias